Todos os materiais listados nesse site são por mim utilizados e por isso indicados. Levando em consideração as várias necessidades do ouvinte, versatilidade do ensino respeitando sempre as diversas faixas etárias.

Então ao adquirir qualquer material tenha em mente alguns principios: 1) Se você precisa de materiais para várias aulas (cultos) priorize aqueles com maior número de  lições e menor custo, utilizando vez por outra algum recursos avulso para quebrar a rotina; 2) Se você precisa de material para um culto especial ou complementar algo que você já tenha, use as lições avulsas (feltro, luvas) que permitem uma forma diferente de apresentação da lição; 3) Ministrações para grandes espaços priorize lições em cartazes e slides que permitem uma melhor interação, podendo ser também o flanelógrafo; 4) É muito importante o uso de lições de cunho missionário, preparando as crianças para a ordem de Jesus: ir, orar, contribuir; e quando quiser aplicar algum ensino moral, ou de boas-maneiras, ou outro ensino, utilize ilustrações de apoio como fábulas e alegorias - elas são muito úteis para abordar um assunto desejado de maneira reflexiva e lúdica, podendo ser aplicada no início ou no final da lição.

Muita das vezes as lições se repetem num currículo e é importante você repeti-la, mas tentar utilizar outro método de ensino pode torna-la mais eficaz. Por exemplo: A lição da Arca de Nóé - você pode utilizar imagens, livro 3D, barco de EVA ou madeira, dedoches e fantoches. Isso permitirá uma variedade no ensino, diversidade e versatilidade.

Nunca esqueça que o recurso não é maior que o ensino, ele é apenas um apoio, e por isso não deve ser evidenciado como a única maneira de evangelizar. A palavra oral tem o poder de Deus, e a ação do Espírito Santo - que velam por aquilo que falamos com amor, e com certeza darão o crescimento e o fruto necessário no tempo certo. 

Com certeza o ministério infantil precisa de investimento, da igreja e do próprio ministro. Se o primeiro falhar, invista você mesmo no seu ministério e no seu chamado. Será muito recompensador.

FAUSTO CHAGAS